A Saúde Ocupacional tem se deparado através dos tempos com doenças que têm se manifestado em forma de boom ou picos; inicialmente surgiram as pneumoconioses, depois as leucopenias, em seguida as dermatites, as perdas auditivas induzidas pelo ruído e nos últimos 20 anos as doenças osteomusculares, dentre as quais destacamos as de membros superiores como as tenossinovites, epicondilites, e as de coluna vertebral, principalmente as hérnias de disco.
Quando a Análise Ergonômica para Empresas é desfavorável nos postos de trabalho, as doenças osteomusculares costumam ser responsáveis por 80% das doenças ocupacionais.
Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições de trabalho às características dos seres humanos.
Na Ergonomia, o binômio conforto-produtividade caminha junto. Não é possível pensar-se somente no conforto, sem se pensar na produtividade; também não é possível pensar só na produtividade sem pensar no conforto, porque este resultado de produtividade será transitório. Assim, a Análise Ergonômica para Empresas, só vai enriquecer e acelerar a produção funcional dos negócios.
Nossa equipe técnica analisa as condições ergonômicas do ambiente de trabalho, para que os funcionários tenham o máximo de conforto e segurança ao desempenharem suas funções. O objetivo desse estudo, além de implantar um ambiente com equipamentos e mobiliário padronizados, é orientar o funcionário a corrigir sua postura, evitando o desenvolvimento de doenças ocupacionais como as relacionadas aos esforços repetitivos.